Skip to content

Diferenças Entre '==' e '===' Em PHP

php javascript portuguese

É habitual utilizarem-se diversos operadores quando o assunto é programação. Existem vários até: aritméticos, comparativos e outros.

Dentro de cada categoria existem vários sendo que a dos comparativos não é excepção e hoje trago-vos dois operadores comparativos, muito parecidos… ou talvez não: == e ===.

Há já algum tempo que me questionava em relação ao uso de ambos os operadores pois não tinha a certeza de qual devia utilizar nas diversas situações que me apareciam.

Depois de uma pequena pesquisa, encontrei esta tabela na resposta a uma pergunta no Stackoverflow e tomei a liberdade de a transcrever para aqui:

falsenullarray()0“0”0x0“0x0”“000”“0000”
false=============!=!=!=
null=========!===!=!=!=
array()=======!=!=!=!=!=!=
0====!===============
“0”==!=!==============
0x0====!===============
“0x0”!=!=!==============
“000”!=!=!==============
“0000”!=!=!=============

Como assim? Essa tabela compara diversas possibilidades. != quer dizer que é diferente, e os outros dois? Aqui está a diferença entre == e ===:

  • == compara os valores das variáveis ou seja, a igualdade.
  • === compara os valores das variáveis e o tipo das mesmas ou seja, a identidade.

Estes dois operadores têm dois opostos: o operador != e o operador !== que comparam as mesmas coisas ou seja, o primeiro confirma se as variáveis não têm valores iguais e o segundo verifica se não têm os valores, nem o tipo iguais.

Exemplo

Assim podemos dizer, por exemplo,  que a comparação "1" == 1  retorna true mas que "1" === 1  retorna false.

Na primeira comparação só são comparados os valores das variáveis logo 1 é, realmente, igual a 1 daí retornar verdadeiro.

Na segunda, os tipos também são comparados, enquanto que a primeira é uma string , a segunda é do tipo int  logo é falso apesar do conteúdo ser igual.


Esta explicação é equivalente para outras linguagens de programação como JavaScript, por exemplo.

Agora que já sei a diferença entre estes dois operadores, é hora de ir mudar alguns “==” e “===”.  Podes ler mais sobre operadores comparativos em PHP aqui.